This is not right, let's stop this tonight: Quit playing games with my heart

Olha, 'cês me desculpem estar sendo monotemática com essa coisa de bad, de ciladas amorosas e de cagação de regra sobre o que fazer o que não fazer num relacionamento (caso você esteja nessas ainda, né?). Eu preciso retomar esse lance aqui porque é daquelas coisas que eu consigo mudar e, portanto, vale o esforço - E meio que tá dando certo, né? De um jeito bem esquisito, as coisas tem ficado muito mais claras. Terapeuta do Capeta, se ainda for leitora daqui, talvez se orgulhe um pouco disso. As coisas estão ficando mais claras.

Então vamos lá, por favor. Mãozinha no queixo a outra mãozinha no scroll do mouse, façam carinha de que estão lendo alguma coisa complicada e sigam o raciocínio (esse vai ser gigante, já aviso), pois hoje eu vou falar de:


GENTE QUE BRINCA COM O SENTIMENTO DOS OUTROS



SO.FRI.DO.


____


Há uns dois meses um conhecido terminou um relacionamento longo porque ele tava com umas ideias erradas sobre a namorada e um certo cara que, no fim, se provaram bem certas. Ela fez a famosa chamada do "Nós precisamos conversar" e o clichê se fez presente mais uma vez porque ela terminou tudo com ele. Que bosta, né?
A história é longa, mas não é nela que quero chegar. O cara estava mal e desabafando com a gente sobre isso e os conselhos que o pessoal dava eram nível "Passa a vara em geral e cura essa fossa, meu rapaz, tudo vai melhorar".

Tem essa moça, um espetáculo de moça, que, no passado, saiu com um espetáculo de rapaz (selo HOMÃO DA PORRA pra ele). Deu certo até não dar mais, porque ela sente que a química não combina. A gente não pode julgar. Seria um casal que a gente torceria pra reproduzir e povoar o planeta com pessoas lindas e de coração bom (se puxassem a cara dela e a personalidade dele), mas a gente não pode julgar. Química é um bagulho louco, a gente sabe como funciona  - Mas a moça não teve, ainda, a manha de chegar no cara e mandar um "Olha, meu querido, nós somos como sandália e meia: Não combinamos" e o cara tá lá alimentando essa paixonite e a moça tá lá alimentando o ego.
A gente não pode julgar, né? A gente não sabe a história toda, né? 

Eu, quando terminei o primeiro namoro, LITERALMENTE NO DIA SEGUINTE conheci o próximo cara com quem eu iria me relacionar. Ele me deu mole, eu fiz jogo duro por uns dias, aí descobri a traição do ex-namorado e pensei "Por quê não?". Bom... PORQUE NÃO.
Porque eu tava sentindo raiva e tesão, mas não tinha nada além disso, talvez. Porque eram meus hormônios e meu fígado falando, talvez. Muitos motivos.
Mas eu fui e fiz. Mais de uma vez. Por um tempo até que considerável e sempre achando que era brincadeira, porque a outra pessoa também era do tipo pego e não me apego, o que poderia dar errado?
Bom. A pessoa poderia se envolver de verdade, me pedir em namoro e eu RIR achando que era de brincadeira - e não era.

Teve esse cara que terminou um namoro longo com uma garota bem.... Digamos.... Hã... DOIDA DE PEDRA (perdão, feminismo, perdão psiquiatras e psicólogos). Esse garoto achou que estava OK sair com outras pessoas - e estava mesmo, né? Quem vive de passado é historiador e museologista e a gente não pode dizer que é uma vida muito confortável (pelo menos não financeiramente). Esse garoto saiu comigo e, quando a ex-namorada LOUCA DE PEDRA surtou e ME fez mal, ele simplesmente fez o Mestre dos Magos e sumiu - da minha vida, mas continuou tendo contato com ela.  Hmmm.

Teve também aquele moço que usava o Tinder enquanto casado e que (eu presumo) se divorciou quando a esposa descobriu. Esse moço hoje tá namorando outra, e Deus sabe se o padrão foi quebrado.

Teve a vez da moça que ficou esperando um tempão o moço notar a existência dela, até que outro moço apareceu, fez o serviço e, quando eles estavam começando a namorar, o palhaço que não quis nada até sacar que estava perdendo apareceu e deu um showzinho que balançou a moça mais do que ventania de pré chuva de verão balança telha de plástico mal presa.


Num caso parecido, tem a moça que alimentou uma paixonite por ANOS com um cara, eles saiam de vez em quando, ele nunca quis nada sério, ela desencanou, começou a namorar e ATÉ HOJE o cara ainda curte e comenta as coisas dela com o namorado atual, no maior estilo de quem acha que não fez nada de errado.




Eu poderia usar vários casos aqui como exemplo, mas peguei esses porque são os mais frescos na minha memória, ou os que eu não me importo de falar sobre. Você, se parar pra pensar meio segundo, consegue identificar um caso claro de gente que brinca com os sentimentos dos outros ai pertinho de você ou, se bobear, até mesmo COM VOCÊ. Pode acontecer. Acontece. Acontece O TEMPO TODO.

- E EU SEI que nem sempre é na maldade, porque eu de verdade não quis magoar o cara que me pediu em namoro e não fazia a mais puta ideia do quanto ele gostava de mim de verdade. Eu não sabia porque ele nunca tinha me falado e eu, entorpecida pela raiva que eu tava sentindo por ter sido trocada pelo cara que eu julgava ser o amor da minha vida, não fui capaz de sacar os indícios básicos de uma paixonite virando algo mais quando elas aconteceram.

Eu sei que tem situações em que nós ficamos autocentrados e temos como objetivo apenas focar no que faz A GENTE se sentir melhor, seja passar a vara geral depois de um fim de namoro sem se importar qual é a impressão que a gente pode deixar em quem saiu com a gente, seja alimentar uma paixonite num cara que não tem nada a ver só pra alimentar o nosso ego, seja parando de falar/sair com alguém que estava fazendo bem pra gente por medo, ou preguiça, ou covardia, seja mantendo as opções em aberto durante um relacionamento porque a gente não tem coragem de terminar esse relacionamento por não querer ficar sozinho, seja querendo manter por perto alguém que gosta da gente, mesmo que a gente não goste tanto da pessoa assim. EU SEI QUE PODE ACONTECER E QUE NEM SEMPRE É POR MAU CARATISMO.

Todo mundo tem necessidades, todo mundo tá meio mal, todo mundo precisa de atenção e de se sentir querido e - mais importante - ninguém em sã consciência vai deliberadamente fazer alguma coisa pra SE machucar. Ninguém. Não tem um lance que fala que o instinto de sobrevivência é das coisas mais importantes pro homem ter sobrevivido até hoje? Ou era a adaptação? Sei lá, eu não sou muito boa em biologia.


MAS



Pelo amor de Deus, gente. Não vamos foder mais o coração dos outros. Não vamos brincar com os outros só pra gente se sentir melhor. Sério. Vamos botar a mãozinha na consciência e rever as nossas atuações no campo amoroso e sentimental da coisa. Pode não ser na maldade, mas a gente pode, com atitudes que pra gente não parecem nada, atrasar a vida dos outros de um jeito que só com MUITA AJUDA (e aqui pode ser terapia pra quem tem condições de fazer, porque a gente sabe que não tá fácil pra ninguém, mas não precisa NECESSARIAMENTE ser) a pessoa consegue resolver depois. SE consegue, né? Porque tem essa também: A pessoa pode carregar isso pra vida e nunca conseguir superar totalmente as merdas que aconteceram e aí ela sai com outra pessoa, é babaca, a pessoa se fode toda também e o ciclo continua. 

É por isso que a gente - a minha geração - é tudo cagado. A gente aprendeu muito a COMEÇAR coisas, mas a gente não tem o menor tato na hora de acabar coisas. A facilidade que a gente tem pra conseguir sexo meio que deixou a gente meio cegos pro fato de que NUNCA É SÓ SEXO. NUNCA. Sempre tem algo mais e a gente precisa lidar com esse algo mais. Nós podemos até não ser responsáveis pelo jeito que a pessoa vai reagir aos nossos atos, mas PELOS ATOS EM SI a gente pode (e deve) responder.


Eu nem sei o que dizer aqui porque, se fosse fácil e óbvio, eu teria resolvido minha última treta de amorosa de uma forma muito menos dolorida e talvez eu tivesse conseguido sair dela de um jeito melhor e não sonhar com o cara noite sim, noite também e ter que usar uma promessa (idiota) de não falar com ele até o fim do campeonato Brasileiro (ele torce pro time rival ao meu) pra, sei lá, tentar esquecer e deixar pra lá o fato de que mais uma vez deu errado. Eu ACHO que não fui babaca com ele, a situação é meio óbvia e pra mim é claro que ele fez a cagada dessa vez.
Mas eu nem posso culpar 100% o cara porque eu sabia dos danos que ele tinha sofrido. Ele poderia ter lidado com as coisas de um jeito melhor? Totalmente poderia. Lidou? Não. Conseguiu me deixar um pouquinho mais desiludida, quebrada e fodida sentimentalmente do que eu já tava? Sin dudas.

E tudo isso teria sido evitado se lá no começo tanto ele, quanto eu, tivessemos sido totalmente francos um com o outro. Se eu não tivesse dado tanta corda, se ele não tivesse tentado sair comigo enquanto estava uma bagunça por causa do último relacionamento e assim vai... Se a gente tivesse PENSADO UM POUQUINHO MAIS.


É foda, sabe? É bem foda isso.
A gente brinca com os sentimentos dos outros de jeitos que a gente nem imagina. Esses casos específicos aí em cima são óbvios: O cara não pode trepar indiscriminadamente pra esquecer a ex-namorada porque pode ser que se complique numa dessas e acumule as ciladas (vale pra mim também); A mina, se não quer nada com o cara, PRECISA parar de alimentar as esperanças dele e arranjar outro jeito de alimentar o próprio ego; O cara, se não tava feliz no casamento, poderia ter falado com a esposa ao invés de arranjar sarna pra se coçar na internet e - mais importante - poderia ter feito o favor de ter dado um espaço maior entre o fim do casamento e a próxima namorada, talvez só pra respeitar a ex-esposa. 

São coisas óbvias, simples e fáceis principalmente porque eu não estou envolvida nelas. A que me envolveu sendo babaca eu só consegui resolver há pouco tempo e, embora eu saiba que o cara ainda gosta de mim - e eu goste dele demais, mas não DESSE JEITO, eu não alimento as esperanças. As nossas brincadeiras tem limites e eu sei completamente até onde posso ir pra não começar um negócio que eu não posso terminar.


Então fica a dica de alguém que se fodeu muito - e já fodeu muito outras pessoas também: PAREM DE BRINCAR COM O SENTIMENTO DOS OUTROS. Não é um "na dúvida, faz". Na dúvida, para e pensa. Na dúvida espera. Essa coisa de SER CORAJOSO E VALENTE E SEGURAR O ROJÃO DEPOIS QUE ELE EXPLODE é muito bonita no papel, mas pode dar uma merda federal se tem outras pessoas envolvidas nele.

E a gente já tem merda demais na própria vida pra causarmos danos a outras pessoas. Sério. Vamos evitar foder os coleguinhas. Vamos fazer uma contenção de danos. Sejamos menos babacas.

Vamos evitar a babaquice. Começando pela gente.




Comentários